Problema no arranque FIAT GRANDE PUNTO
@Adventer
03.11.2023 02:12
Membro
Boa noite a todos,
Possui um Fiat grand Punto 2006 1.9 130cv e não quero de maneira nenhuma desfazer me do carro pois sou um apaixonado pela máquina…mas o certo é que tenho andado desesperado sem conseguir arranjar solução para um problema de arranque que ele tem.
É difícil compreender mas vou tentar explicar e espero mesmo conseguir ajuda.
1- o carro arranca sempre bem de manhã, faço uma média de 10klm até ao trabalho maioria via rápida. Ao meio dia vou arrancar com ele para ir a almoço e aí surge o problema custa imenso a pegar muita das vezes tenho que desistir e voltar a tentar e depois sai imenso fumo branco…vou almoçar durante a hora de almoço arranca sempre bem e depois volto a parar das 13 as 17 e aí torna a surgir o problema…certo é que se vou ao carro antes dessas horas ele arranca sempre bem…?
Vou aguardar pelo vosso feedback para assim depois dizer o que já foi feito no carro.
P.s não ignorem
@Arthur03.11.2023 15:05MembroÉ difícil sugerir algo e de alguma forma entender por que tudo isso acontece apenas em um determinado momento. Já estou me perguntando por que isso acontece, nunca encontrei nada parecido com isso. Então você conseguiu resolver o problema? o que você quer nos contar a seguir?- @Adventer04.11.2023 01:46@ArthurMembroAinda não resolvi o problema...até porque dessa vez o que me é sugerido é abrir o motor e não estava nada inclinado para aí...já mandei os bicos para fora para ser testados está tudo ok...já foi colocado velas e centralina nova...motor de arranque...todo o tipo de limpeza possível...mas a ideia de abrir o motor não sei...tem 180 000kms2 - acontece alguma vezes não sempre por vezes vou dar arranque ele apita e o ponteiro da temperatura sobe todo e volta a baixar e no visor manda desligar o carro...3 - e por último também acontece às vezes vou dar arranque e a luz da bateria fica acessa o que me bloqueia a direção e sou obrigado a desligar o carro...Vejam lá no dilema que estou...
@Luis06.11.2023 12:27@AdventerMembroAssim que resolver a situação por favor nos mantém informado...
- S. P.09.03.2024 13:02MembroBom dia. Chegou a resolver o problema? Eu tenho algo semelhante.
De manhã o carro custa imenso a pegar, quando pega o relanti é muito irregular. Eu acelero um pouco até às 1500 rpm durante uns 10 segundos, ele larga uma nuvem branca/azulada e o relanti estabiliza e a nuvem pára.
Eu desconfio que seja problema da junta da cabeça do motor que deixa entrar óleo, o que faz que seja difícil arrancar e é o que cria a nuvem branca/azulada. Mas não tenho a certeza.
Se parar durante poucas horas ele pega bem mas se passarem mais de umas 6h volta tudo a acontecer.PS: já troquei as velas e continua igual - A. F.24.10.2025 20:38@AdventerMembroEu estou com um Fiat Punto de 99 a gasolina 60 sx foi comprado novo pelo atual proprietário, conta com 97000km, furou as relas do bloco e acabou por queimar a junta da cabeça, após substituição da junta, levou radiador de água novo, tinha o radiador de água podre e a verter, depois disso, revisão completa ao motor, relas no bloco todas novas, o motor separou da caixa para levar a rela no bloco do lado da caixa, a bomba de água levou nova porque começou a verter, levou filtro de óleo, óleo, velas novas, filtro de ar, e correias todas novas, levou ainda dois tubos de água, do radiador da Shoufagem, após o sucedido, o Punto pega bem, mas tem um trabalhar irregular aos soluços e após uma viagem, o Punto deita fumo preto bastante que fica marca no chão, já atrasei a distribuição um dente na correia mas continua na mesma, vou tentar ver a sonda lambda da gasolina, mas não sei se vai resolver, se alguém já tiver tido este problema e poder partilhar ajudava de resto eu ainda desconfio da torre de injeção do mono ponto, que deve estar meia avariada, excesso de gasolina, porque cheira a gasolina pelo escape e depois ao desligar tem momentos que fica 1 segundo ou 2 a trabalhar o motor depois de desligar a chave. Se alguém tiver uma sugestão credível agradecia.