Voltar aos tópicos

Start and Stop Indisponível FIAT PUNTO (199)

FIAT PUNTO (199) 1.2
J. M.
03.01.2023 23:04
Membro
Boa noite

Tenho um FIAT Grande Punto de Março de 2012,  e há um tempo, depois de uma viagem mais longa que o habitual, após uma paragem, deu a seguinte mensagem “start and stop indisponível, mandar controlar o motor” e acendeu as luzes do triângulo e do motor e o start and stop pura e simplesmente deixou de funcionar.Terminei a viagem com a ideia de, logo que possível (era sábado, por conseguinte na segunda-feira seguinte) levar o carro a uma oficina recomendada por um familiar.

Nesse dia, quando me preparava para dirigir à oficina, constatei que não só a mensagem tinha desaparecido com as luzes referidas deixaram de acender. De qualquer forma levei o carro para a oficina e tendo o carro sido sujeito à máquina de diagnóstico não foi detectada qualquer anomalia.

Mesmo assim foi o carro sujeito a uma revisão minuciosa tendo sido substituida a BATERIA (para start and stop) e trocadas as VELAS. Mesmo assim, apesar das substituições e de não acender qualquer luz, o start and stop nunca funcionou, tendo-me sido dito que podia andar com o carro sem problema e se voltasse a aparecer qualquer mensagem ou acendesse qualquer luz voltasse à oficina,  o que aconteceu até ao passado sábado e quando regressava de passar o natal na terra por volta dos 200 km percorridos e em andamento, volta a acender-se a luz do triangulo e aparececer a mensagem desta vez diferente, apenas de “start and stop indisponível”.

Depois disto tenho usado o carro normalmente pois voltou a desaparecer a mensagem e a apagar-se a luz.

Agora estou à espera que o sinal de avaria volte a acender para levar o carro ao concessionário da FIAT em Alfragide que é o mais próximo da minha residência. No entanto, até lá gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que poderá estar a passar-se pois temo que seja algo grave. É claro que já andei a correr todos os foruns sobre o assunto mas, até agora não encontrei nada que resultasse de vez, por isso fico  grato se alguém souber de algo ou de alguém que possa ajudar.

Iniciado

03.01.23

Última resposta

15.11.25

Respostas

3

Vistas

3154

• @user_3745895
    07.07.2025 10:20
    Membro
    Estou a passar pela mesma situação
  • @user_3808378
    01.08.2025 11:36
    Membro
    Exmo. Senhor tenho um Punto twiner e tenho o mesmo problema. Ja troquei bateria, velas e após varias deslocações á oficina representante da marca aqui nos Açores " AutoAçoreana " o carro continua a dar o mesmo problema mas para alem disso desde que fui lá o botão que existe para poder ligar/desligar, passou a ficar sempre ligado sem qualquer possibilidade de o desligar, já gastei uma fortuna naquele carro e ninguem sabe o que fazer , é triste mas temos que dizer que a fiat deixa muito a desejar e quanto aos concessionário só sabem levar dinheiro sem qualquer resultado para o cliente e ainda são arogantes,
    Se alguem ler esta mensagem e possa ajudar a resolver o problema, desde já agradeço.
  • C. P.
    15.11.2025 08:41
    Membro
    Pode ser apenas um sensor que dá erro e deixar andar ....aconselho tb a encher os pneus pode ser disso já tive um Renault assim dava essas anomalias e era pneus vazios
Autodoc CLUB App icon
Está na hora de substituir peças? Receba ofertas ainda melhores na nossa app.
Scanear o código QR para app do AUTODOC CLUB
LER CÓDIGO QR