Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Qual é a função do filtro de habitáculo?
Quando o carro está em movimento, entra bastante ar no habitáculo através das aberturas do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado. Este ar contém poeira, partículas abrasivas, fuligem, pólen de plantas, gases nocivos, etc. A inalação destas substâncias pode causar problemas respiratórios e alergias. O filtro de habitáculo ajuda a solucionar este problema através da limpeza do ar fornecido ao habitáculo.
Posso conduzir sem o filtro de ar do habitáculo?
Retirar o filtro do habitáculo não causará danos críticos ao carro. Contudo, pode entrar ar poluído. Como o espaço do habitáculo é fechado, a concentração de substâncias nocivas no mesmo, pode ser várias vezes mais elevada do que no exterior. Além de ser nocivo para a saúde, isto pode causar o entupimento prematuro do núcleo do radiador, bem como uma maior concentração de poeira no habitáculo.
Quão frequentemente devo trocar o filtro de habitáculo?
Em média, esta peça deve ser substituída, a cada 15 000 km ou uma vez por ano independentemente da quilometragem. Também precisa de ser trocada em caso de redução da eficiência da ventilação, maus odores no interior do carro e embaciar dos vidros.
Um elemento de filtragem entupido pode causar a avaria do radiador e do ar condicionado. Apesar de o ar ser adequadamente aquecido e arrefecido, o seu fluxo é fraco. Isto cria uma enorme carga na ventoinha do habitáculo, levando assim à sua avaria prematura. Contudo, apesar da ligação forte entre o sistema de refrigeração do motor e os sistemas de ar condicionado, a eficiência do primeiro não é afetada pela condição do filtro de habitáculo.