Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
O que pode acontecer, se os suportes do motor partirem?
Os suportes do motor previnem a transmissão de vibrações causadas pelo funcionamento do motor para a carroçaria e para os componentes. Adicionalmente, asseguram que o motor está bem fixado. Assim, se os suportes estiverem danificados, todas as vibrações, choques e impactos são transmitidos para a carroçaria do carro. Isto afeta o conforto da condução e reduz a vida útil de muitas unidades automóveis importantes.
Pode conduzir um carro com um suporte de motor partido?
Isto depende do tipo de avaria. Por norma, os suportes do motor desgastam-se gradualmente. O seu desgaste insignificante manifestar-se-á em mais vibração transmitida à carroçaria, volante e alavanca das engrenagens. Se notar estes sinais, não significa que tem de substituir imediatamente os componentes. Mas esteja avisado de que precisarão de substituição em breve. Se, por outro lado, o elemento de borracha estiver totalmente danificado e separado da peça de metal ou os fixadores estiverem partidos, os suportes devem ser substituídos imediatamente. Conduzir o carro, neste caso, pode resultar em danos a outras unidades e conjuntos importante, como por exemplo, as juntas homocinéticas.
É difícil de trocar suportes do motor?
A complexidade deste procedimento depende do design do veículo, design do compartimento do motor e localização de montagem da peça a ser substituída. Por exemplo, os suportes superiores encontram-se numa área muito acessível, sendo a sua substituição, normalmente, simples. Para substituir os suportes inferiores, terá de elevar o motor. Os tutoriais em vídeo do AUTODOC CLUB ajudam a efetuar a substituição por conta própria.
Porquê que os suportes do motor estragam?
Ao longo do tempo, os elementos de borracha das peças endurecem, perdem a sua elasticidade, e racham. A exposição a óleo, líquido de refrigeração e outros fluidos técnicos acelera este processo. Daí a razão de fugas no compartimento do motor poderem reduzir significativamente a vida útil dos suportes do motor. Adicionalmente, as peças podem partir prematuramente, devido a erros de montagem. Outros fatores desfavoráveis para estes componentes incluem um estilo de condução agressivo, conduzir em estradas acidentadas, e avarias da suspensão devido às quais os suportes têm de trabalhar sob cargas superiores.
Os suportes do motor de boa qualidade duram cerca de 100 000 quilómetros. O número de peças a instalar depende do design do motor e da localização de montagem da caixa de velocidades. Normalmente, são utilizados 3 a 5 suportes. Alguns deles são comuns ao motor e caixa de velocidades. No manual do veículo, encontra informação detalhada sobre o número de componentes instalados na versão do seu veículo.
Quais são os sinais de suportes do motor gastos?
Quando os componentes ficam gastos, absorvem menos eficientemente vibração de funcionamento do motor. Consequentemente, pode sentir esta vibração na carroçaria, volante e alavanca de engrenagens do carro. Em alguns casos, se o suporte do motor localizado no lado da transmissão estiver desgastado, o carro pode escorregar da engrenagem e ouvirá uma pancada da caixa de velocidades durante a aceleração. Também pode sentir impactos ou guinadas ao arrancar o motor, e pancadas e cliques ao acelerar e ao travar. Em carros com uma transmissão manual, pode ser mais difícil trocar de engrenagem.
Em alguns casos, como quando o motor se desprende completamente do suporte, o binário é transmitido às rodas de uma forma menos eficientemente, devido à sua deslocação. O condutor nota isto como uma perda de potência e diminuição das dinâmicas do veículo em geral.
Em alguns carros, maus suportes podem fazer com que a luz de aviso de verificação do motor se acenda. Contudo, o mais frequente é esta luz acender, devido à avaria de elementos internos do motor, problemas da formação da mistura de ar e combustível e ignição, em vez de pelo estado dos suportes. Verificá-los é apenas um dos passos necessários neste caso.
Além disso, os proprietários perguntam-se frequentemente, se o facto de maus suportes do motor podem fazer o motor ficar inconstante ao ralenti. Estes componentes servem para absorver vibrações e não afetam o funcionamento do motor. Consequentemente, se nada estiver errado com o motor em si, deve funcionar bem em todos os modos de funcionamento. Por outro lado, os condutores podem notar a vibração transferida para a carroçaria do carro como estando instável ao ralenti.