Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Quais são os sinais de um termóstato avariado?
Se o termóstato avariar, o motor pode demorar muito tempo a atingir a temperatura de funcionamento ou, pelo contrário, sobreaquecerá rapidamente. Durante a aceleração, a temperatura do motor pode diminuir abruptamente, e aumentar igualmente de forma abrupta logo após parar o veículo. O radiador interno torna-se menos eficiente. A temperatura do tubo inferior do radiador é outra indicação de um termóstato em funcionamento incorreto: se aquecer logo após ligar o motor, significa que a válvula da peça bloqueou aberta. Enquanto, se o tubo permanecer frio após o motor ter atingido a sua temperatura de funcionamento, isto indica que a válvula bloqueou fechada.
Em alguns casos, um termóstato a funcionar incorretamente podem levar ao acender da luz de aviso de verificação do motor. Ativar o diagnóstico pode revelar o código de erro correspondente. Contudo, isto nem sempre acontece, motivo pelo qual continua a precisar de considerar os sinais descritos acima.
Se esta unidade avariar, o motor não funcionará de todo. Por exemplo, isto é relativo aos carros Mini, que têm termóstatos com sensores de temperatura do líquido de refrigeração integrados. Se este sensor avariar, o motor arrancará e estagnará imediatamente. Por vezes, o sistema de controlo do motor bloqueia o arranque do motor.
Como arranjar um termóstato bloqueado?
Se durante o diagnóstico do carro encontrar um código de erro indicativo de termóstato bloqueado, substitua o componente. É a única forma de solucionar este problema.
Posso conduzir um carro com termóstato avariado?
Não, não deve continuar a conduzir. O termóstato deve funcionar adequadamente, uma vez que o funcionamento do sistema de refrigeração depende diretamente do mesmo. Se a válvula tiver bloqueado aberta, o líquido de refrigeração circulará através do circuito alargado, aumentando assim significativamente o tempo de aquecimento do motor. Isto aumenta o desgaste do motor e a carga no sistema de lubrificação. Se a válvula do termóstato bloquear fechada, o líquido de refrigeração não flui para o radiador e não é arrefecido, o que causa o sobreaquecimento do motor.
Qual é o problema que pode ocorrer a um motor, se o termóstato estiver montado de cabeça para baixo?
O componente deve ser instalado precisamente na posição especificada pelo fabricante do veículo. Se a peça estiver montada ao contrário, a válvula funcionará incorretamente, o que pode fazer o líquido de refrigeração ferver, uma vez que fluirá apenas no circuito reduzido. Isto pode resultar no sobreaquecimento do motor.
Porque é que o meu carro está a sobreaquecer com um termóstato novo?
É possível que a unidade nova não tenha sido testada antes da montagem e que tenha uma peça defeituosa ou de baixa qualidade. O mesmo problema também pode ser causado pela montagem incorreta da peça. Se tem a certeza de que a peça está em bom estado e montada corretamente, isto significa que a causa do sobreaquecimento está noutro local. Por exemplo, pode ter um radiador entupido, travas de ar no sistema ou um nível criticamente baixo de líquido de refrigeração. Em alguns casos, o problema de sobreaquecimento ocorre mesmo num sistema de refrigeração em bom funcionamento. Isto acontece, por exemplo, se a junta da cabeça do cilindro estiver rasgada, houver fuga de gases de escape ou problemas com a injeção do combustível, formação da mistura ou ignição.
Tenho de drenar refrigerante ao substituir o termóstato?
Sim, na maioria dos casos deve drenar o líquido de refrigeração antes de montar um componente novo. Se mudou o líquido de refrigeração recentemente e o quiser voltar a utilizar, prepare previamente um recipiente limpo. Alguns proprietários conseguem drenar parcialmente o líquido de refrigeração através da mangueira do termóstato. Contudo, neste caso, há um risco de derramar o fluido no compartimento do motor e de danificar os componentes elétricos. Daí ser mais conveniente e seguro trabalhar com um sistema de refrigeração totalmente esvaziado.