Substitua Maxilas de Travão por si mesmo

Troque você mesmo os Maxilas de Travão - manuais e tutoriais em vídeo

Guias e dicas úteis sobre a substituição de Maxilas de Travão
Marca
Modelo
Peças de automóveis por categoria
Maxilas de Travão mudar: tutoriais em vídeo

Os tutoriais em vídeo de reparação automóvel mais vistos

  • Substituição Cintas de travão traseiro e dianteiro de bricolage - vídeo online
    Como substituir tambore de travão e maxilas de travão no RENAULT SYMBOL/THALIA 1 [TUTORIAL AUTODOC]
  • Instalar Jogo de maxilas de travão você mesmo vídeo instrução em OPEL CORSA
    Como substituir a maxilas de travão traseiros no OPEL CORSA B [TUTORIAL]
  • Como e quando mudar Cintas de travão dianteiro e traseiro VW GOLF II (19E, 1G1): vídeo tutorial
    Como substituir maxilas de travão parte traseira no VW GOLF 2 [TUTORIAL AUTODOC]
Gostaria de obter mais informações úteis?

Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.

Instale a app do AUTODOC CLUB!
O seu gestor pessoal de despesas auto, dicas de manutenção, avisos sobre as próximas marcações e intervalos de revisão, instruções para realizar as reparações por si mesmo - tudo isso no seu telefone.
Google Play app do AUTODOC CLUB
App Store app do AUTODOC CLUB
Instruções para Maxilas de Travão mudar - scanear o código QR
Scanear

Para descarregar a app:

  • - scaneie o código QR
  • - descarregar da App Store
  • - descarregar da Google Play
O seu perfil é o seu assistente pessoal.

Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos

Guia de solução de problemas Maxilas de Travão você mesmo
Conselhos sobre manutenção de automóveis
  • Cintas de travão substituição e muito mais - vídeo dicas gratuitas
    Coisas que nunca deves fazer com a tua transmissão manual | Dicas da AUTODOC
  • Jogo de maxilas de travão substituição dicas
    Teste de produtos de limpeza para jantes: K2, SONAX, SHELL, MOTUL | AUTODOC
  • Dicas de manutenção Sapatas de freio
    Como detetar a avaria da embraiagem | AUTODOC
  • Cintas de travão serviço truques
    Sinais e causas da falha de ignição do motor | Dicas da AUTODOC

Maxilas de Travão: questões frequentes sobre a substituição

Quando é que devem ser substituídos os calços de travão?

A vida útil destes componentes é, em média, de 60 000 km ou mais. Contudo, esta pode ser reduzida por maus hábitos de condução. Por exemplo, não libertar totalmente o travão de mão faz com que os calços rocem nos tambores, o que resulta no seu desgaste rápido.

Para monitorizar o estado dos calços de travão, utilize um furo de inspeção específico na placa traseira do tambor. Pode estimar a grossura das guarnições de fricção com o carro elevado. Se a dimensão dos componentes atingir o limite mínimo especificado pelo fabricante, as peças terão de ser substituídas. Outros sinais de desgaste são a vibração do pedal do travão, a maior distância de travagem, bem como a derrapagem do carro ao travar.

Qual é a grossura mínima admissível dos calços de travão?

A grossura mínima admissível da guarnição de fricção das peças é especificada no manual de revisão do carro. Normalmente, é de 1,5 a 2 mm. Se for mais conveniente para si medir a grossura da guarnição em conjunto com a base, então, este valor não deve ser inferior a 5,0 mm. Na prática, é preferível não deixar os elementos do sistema de travagem chegarem a este ponto.

Se a guarnição de fricção for utilizada abaixo do limite permissível, a eficiência de travagem é significativamente reduzida, uma vez que o coeficiente de atrito entre as superfícies de metal é muito inferior. Adicionalmente, devido à abrasão do calço e dos tambores entre eles, a pressão de fixação pode diminuir. Em alguns casos a guarnição de fricção pode desprender-se da sua base e ficar deformada, o que pode causar a avaria total dos travões.

Devo substituir os calços de travão aos pares?

Os especialistas recomendam a substituição destas peças (num eixo) em conjunto. Trocar em apenas uma roda pode reduzir a estabilidade ao travar. Ao efetuar este trabalho, limpe a sujidade de todos os elementos do sistema e verifique se os mecanismos de travagem estão adequadamente lubrificados. Se as molas estiverem corroídas, também terão de ser substituídas. Inspecione também a condição dos foles do cilindro da roda. Ar no sistema ou fuga de líquido dos travões reduz a eficiência de componentes novos. Também deve verificar se o travão de mão está em bom estado de funcionamento.

Quais são as ferramentas são necessárias para substituir calços de travão?

Consoante o fabricante, modelo e versão do seu carro, pode precisar de um conjunto de alicates específicos, chaves de parafusos com formatos específicos e ganchos para a substituição de calços de travão. Com recurso a estes acessórios é conveniente desmontar e instalar arruelas de pressão e molas de tração. O conjunto de braçadeiras pode incluir braçadeiras para mangueiras e pistões de travão, e acessórios para comprimir molas e ajustar fendas.

A substituição de calços num travão de tambor é mais complicada, do que substituir pastilhas de travão de disco. Um especialista experiente pode fazer este serviço em cerca de uma hora. Os principiantes podem precisar de até 3 horas.