
Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Acompanhe as despesas, faça a gestão dos registos, agende substituições e muito mais.
Preciso de trocar ambos os faróis em simultâneo?
Não necessariamente, contudo, se substituir as lâmpadas num farol novo, também será melhor instalar lâmpadas novas no antigo. Ao longo do tempo, a intensidade da luz das lâmpadas diminui e a temperatura da sua cor pode mudar, o que afeta a eficiência da iluminação. Se os faróis estiverem a ser usados por um longo período, as suas lentes podem estar arranhadas, e os refletores ligeiramente embaciados, sendo aconselhado substituir ambos. Isto assegura feixes luminosos intensos e uniformes.
Preciso de desconectar a bateria antes de substituir os faróis?
Sim, antes de começar, certifique-se de que desconecta o terminal negativo da bateria. Este é um requisito de segurança. Além disso, desconectar o terminal previne erros de software, que por vezes ocorrem após instalar lâmpadas novas.
Porque é que os faróis ficam opacos com o tempo?
A causa mais comum de diminuição da intensidade luminosa nos faróis de halogéneo é o embaciamento da lâmpada. Normalmente, isto é um resultado de erros de instalação. Em particular, as lâmpadas de halogéneo não devem ser tocadas diretamente pelas mãos: a gordura deixada na superfície transforma-se rapidamente em depósitos de carbono. Isto causa o sobreaquecimento local e afeta a intensidade da luz. Ao longo do tempo, as lâmpadas de xénon mudam a temperatura da sua cor e também perdem a intensidade. Além dos problemas da lâmpada, os faróis podem ficar turvos, devido ao embaciamento ou descamação do refletor, da lente arranhada, bem como com problemas, devido a cablagem.