FÓRUM DA AUTODOC / Discussões sobre automóveis por marca / OPEL / Problemas com o motor do Opel Corsa 1.3 cdti

Voltar aos tópicos

Problemas com o motor do Opel Corsa 1.3 cdti
OPEL Corsa C Sedan (X01)

  • @Duchis Apr 28, 2021
    Membro

    Bom dia! O motor do meu Opel Corsa faz barulho. Funciona a baixa velocidade (entre 1000-2000 rotações por minuto). Na oficina foi-me dito que se trata de injectores. Paguei muito pela sua substituição, mas o problema mantém-se. Tentei conduzir outros carros e não me apercebi de tal problema. Ouvi falar de problemas semelhantes no Opel, mas mesmo assim, gostaria de saber a vossa opinião e quais são os problemas com o Opel Corsa 1.3 cdti ?

    Responder

    Iniciado

    28.04.21

    Última resposta

    05.06.22

    Respostas

    2

    Visualizações

    17456

  • @Inectelithe May 03, 2021
    Membro

    Pessoalmente, acho que devias esquecer o problema. Este tipo de barulho é frequente no Opel Corsa. Não desperdices dinheiro extra… usa um detergente que limpa os bicos e já está. Boa sorte!

    Responder
  • @user_998286 Jun 05, 2022
    Membro

    Boas,

    O meu post pode vir atrasado para alguns mas acho que devo partilhar a minha experiência para ajudar outros que tenham o mesmo problema no futuro. 
    Tenho um Opel Corsa 1.3 CDTI de 2005 que inicialmente começou a fazer barulho/vibração no motor, este som era especialmente forte no arranque a frio mas com o andamento do carro tendia a dissipar quase por completo. Era curioso que quando se ligava o AC logo a seguir ao arranque a frio o barulho aumentava para o dobro. Andei para trás e para a frente a ver se resolvia o problema mas sem sucesso. Pouco tempo depois o carro começou a largar também grande quantidade de fumo branco quando arrancava a frio, mas tal como acontecia com o barulho as coisas pareciam normais uma vez que o carro se colocasse em andamento.
    Aqui começou-se a desconfiar que fosse um problema relacionado com as câmaras de combustão, alguns podem dizer que são as velas de incandescência mas quando é o caso aparece sempre um sinal de mecânica no tablier e é identificado logo o problema no diagnóstico/máquina (que não era o caso). Aproveito esta oportunidade para relembrar que caso haja um problema numa vela, todas (4) têm/devem ser substituídas sob pena de provocar desequilíbrios nas câmaras de combustão. Como precaução, todas as velas de incandescência devem ser mudadas a cada 100 mil km.
    Tornando-se cada vez mais provável ser um problema de injetores decidi levar o veículo a um Técnico Diesel e é o que eu aconselho a todos a fazer (Bosch ou outro certificado). Os injetores assim como outras peças deste veículo são da Bosch e os injetores embora não pareçam, são peças muito sensíveis e de alta precisão, o seu mau manuseamento (instalação) pode invalidar todo um trabalho que só por si já é extremamente caro. Eu estou aqui a pressupor que os injetores são novos, da Bosch ou que foram reconstruídos na fábrica de origem na Alemanha.
     Continuando:
    Logo para começar são à volta de 100 € para avaliar/calibrar os injetores. Também se pode proceder a limpeza dos mesmos mas se estes estiverem estragados não há outra opção que não substituir. Para minha grande surpresa todos os meus injetores estavam estragados (os 4), especialmente um que coloco como post para vosso benefício (o teste). Como podem imaginar a reparação foi muito avultada mas o custo de ignorar tal problema seria de facto muito maior. Utilizei sempre o melhor combustível e de marca para tentar evitar estes problemas mas a verdade é que não sei o que o proprietário anterior fazia. Se tiverem sintomas iguais aos meus façam o teste numa empresa especializada, eu compreendo que não é barato mas se for dos injetores sabem como podem solucionar o problema, se não for, fica com os injetores limpos e calibrados.

    Espero ter ajudado.
    Nota: O carro ficou bem após o serviço.

    Cumprimentos

    Responder

Utilizadores registados poderão responde às publicações

Instale a app do AUTODOC CLUB!

O seu gestor pessoal de despesas auto, dicas de manutenção, avisos sobre as próximas marcações e intervalos de revisão, instruções para realizar as reparações por si mesmo - tudo isso no seu telefone.

Autodoc CLUB app qr-code
Scanear

Para descarregar a app:

Autodoc CLUB App icon