Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Quais são os filtros que precisam de ser substituídos no carro?
Todos os filtros exigem uma substituição periódica. Nestes incluem-se os filtros de ar e filtros de óleo do motor, bem como filtros de habitáculo, combustível e transmissão. Nos motores a diesel, também é necessário trocar o filtro de partículas.
Com que frequência devo de trocar os filtros do meu carro?
O filtro de partículas não tem um intervalo de substituição prescrito e deve ser trocado quando necessário. Todas as outras peças devem ser substituídas em conformidade com o calendário especificado pelo fabricante do automóvel. O filtro de óleo é substituído no mesmo momento que o óleo do motor, em média, a cada 10 000 - 15 000 km. O filtro da transmissão automática, em conjunto com o fluido da transmissão, deve ser renovado a cada 60 000 km e, o da transmissão manual a cada 80 000 km. A vida útil do cartucho do filtro de ar é de até 10 000 - 15 000 km. Contudo, se conduzir numa área poeirenta, a vida útil da peça é reduzida para metade. Deve ser instalado um filtro do habitáculo novo duas vezes por ano: antes do início da primavera e do outono.
O que acontece se não alterar os filtros do carro?
Um filtro de óleo entupido leva a um desgaste acelerado dos componentes do motor, enquanto um filtro de combustível em mau estado leva ao funcionamento instável do motor e binário reduzido. Se não se cingir aos intervalos de substituição do filtro de ar, o consumo de combustível aumenta e a potência útil do motor diminui. Um cartucho do filtro do habitáculo desgastado prejudica a ventilação do habitáculo e não pode prevenir a entrada de pó e odores desagradáveis. Utilizar um filtro de transmissão fraco reduz a vida útil da transmissão.