Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
O que compõe o sistema de travagem e que funções desempenha?
O sistema de travagem consiste num atuador hidráulico (cilindro principal, válvula de regulação de pressão, tubagem dos travões) e um mecanismo de travão, que pode ser de tambor ou de disco. O primeiro inclui um tambor do travão e calços, o último inclui um disco de travão rotativo (rotor) e pastilhas fixas montadas dentro da pinça em ambos os lados. Os componentes do travão de mão são uma alavanca e cabos com extremidades ajustáveis. As funções do sistema de travagem são abrandar e travar o carro, bem como imobilizá-lo quando estiver estacionado.
Quais são os sinais de um sistema de travagem avariado?
As avarias no sistema de travagem são indicadas por um desempenho de travagem reduzido. Este pode estar acompanhado de pior aderência à estrada, chiar na zona da roda ou fuga de líquido dos travões. A luz de aviso do sistema de travagem no painel de instrumentos é acionada. O movimento do pedal do travão aumenta ou pode tornar-se difícil de pressionar, sendo necessário aplicar mais força ao travar.
Como devo verificar o sistema de travagem?
Utilize um verificador específico para testar o estado do líquido dos travões no tanque de expansão. Este vai detetar se precisa de ser trocado. O nível do líquido deve estar entre as marcas de mínimo e máximo. O pedal do travão não deve parecer esponjoso, mas deve oferecer resistência quando pressionado. As pastilhas e os discos de travão não devem estar defeituosas ou sujas. Meça a sua grossura e compare-a com o valor especificado pelo fabricante do automóvel. Pare o carro numa inclinação de cerca de 20° e puxe o travão de mão. Se estiver a funcionar adequadamente, irá ouvir 3 ou 4 cliques, e o veículo não irá andar para trás. A verificação de sistemas eletrónicos, como o ABS, deve ficar a cargo de especialistas.