Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Como detetar avarias no sistema de suspensão e braços de suspensão?
A falha de apenas um elemento afeta negativamente a capacidade de direção do veículo: o carro puxa para um lado e ocorre rolamento da carroçaria ao fazer curvas e ao travar. Podem ser ouvidas pancadas da suspensão e os pneus desgastam-se de forma desigual e anormalmente rápido. As rodas não podem ser alinhadas. A inspeção poderá mostrar uma folga das peças e fissuras nos foles ou elementos de proteção contra o pó.
Como posso reparar o meu sistema de suspensão e braços de suspensão por mim mesmo?
Pode substituir as rótulas de engate, barras transversais da direção e terminais da barra transversal, juntas homocinéticas, braços de suspensão, amortecedores, rolamentos do cubo de roda, buchas e suportes do estabilizador, suportes do motor e transmissão por conta própria. Para o fazer, levante o carro, retire a roda e, se necessário, o cubo. Limpe os locais de montagem. Ao apertar os fixadores, não se esqueça de verificar o binário indicado. Após ter terminado, será necessário que as rodas sejam alinhadas numa oficina.
O que acontece se não reparar o sistema de suspensão e braços de suspensão no meu carro?
Ignorar uma avaria da suspensão e braços de suspensão resulta no mau funcionamento dos sistemas de travagem e direção, e da transmissão. Além disso, isto vai afetar a estabilidade do carro, ao conduzir em estradas de má qualidade e ao fazer curvas, e leva ao desgaste desigual do piso do pneu. Se conduzir um carro com braços de suspensão danificados, também corre o risco de as rodas se soltarem.