Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Como sei se um cubo de roda está em mau estado?
É possível detetar a avaria de um cubo de roda, inspecionando-o. As manchas de corrosão e fissuras são claramente visíveis a olho nu. Ao trocar o rolamento, também poderá verificar que o local de montagem está destruído. Se a porca do eixo for reutilizada ou a flange estiver deformada, o cubo poderá abanar ou o pedal do travão vibrar. Contudo, a verdadeira causa destes fenómenos apenas pode ser determinada com recurso a equipamento específico numa oficina. Em cubos de peça única, costuma ser o rolamento a falhar. Pode notar isto por sinais indiretos, como zumbidos ao conduzir, mau manuseio ou vibrações no volante. Deve ser feito um diagnóstico detalhado por profissionais.
O que danifica o cubo de roda?
A vida útil do cubo depende das condições de funcionamento do veículo. Estradas de fraca qualidade, condução agressiva, sobrecarga repetida do compartimento de bagagens, acertar num buraco ou passeio a alta velocidade e exposição a humidade e sais de degelo são as principais causas de desgaste prematuro do cubo. Além disso, a sua avaria pode ser causada por erros de instalação e apertar porcas acima ou abaixo do suposto.
Preciso de alterar o cubo de roda em conjunto com o rolamento?
Sim, estas peças devem ser substituídas em conjunto. Tentar pressionar o rolamento velho, irá inevitavelmente levar à sua danificação, por isso, o componente não deve ser reutilizado.