Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
O que fazem os braços de suspensão superior e inferior?
As funções dos componentes podem variar insignificativamente consoante o design da suspensão. Por exemplo, no caso de suspensões MacPherson, os braços de suspensão superiores seguram a peça superior da manga do eixo, o que previne o deslocamento da roda ao conduzir. Os inferiores também seguram parcialmente a junta, prevenindo simultaneamente o sacudir do suporte do amortecedor segurando a sua peça inferior. Numa suspensão multi-link, os braços de suspensão superiores transmitem forças laterais e ligam a rótula à subestrutura. O braço inferior dianteiro determina a convergência da roda. O braço inferior traseiro suporta o peso da carroçaria do carro através da mola.
Quais são os sinais de avaria de um braço da suspensão?
Em caso de avaria de um braço da suspensão, o veículo pode guinar para um lado. As rodas ficam desalinhadas. Os pneus desgastam-se de forma desigual. As propriedades de amortecimento da suspensão são afetadas, o que é especialmente percetível ao conduzir em estradas de fraca qualidade. Ao conduzir, consegue ouvir sons distintos: pancadas, rangidos ou clicar. Por norma, isto ocorre em estradas acidentadas. Numa superfície suave, pode ser ouvido um zumbido específico da suspensão, e chiar ao guiar. Pode ocorrer a sobreviragem ou subviragem e dar-se um atraso na direção.
É perigoso conduzir com um braço da suspensão em mau estado?
Um braço avariado causa um manuseio mau, o que afeta negativamente a segurança rodoviária. Existe um risco elevado de derrapar em superfícies escorregadias. Um braço da suspensão partido é um risco para uma inclinação excessiva da roda, o que é muito perigoso ao conduzir a altas velocidades, porque pode perder totalmente o controlo do carro.
Como é que os braços de suspensão se estragam?
Os elementos mais vulneráveis destes componentes são buchas e rótulas de engate. As primeiras endurecem e racham com o passar do tempo e a sua peça em borracha pode separar-se da peça metálica. Quanto às rótulas de engate, a sua inserção e desgaste do engate resultam em folga. Se a substituição não for efetuada atempadamente, os fixadores e locais de montagem das buchas e da rótula podem destruir sob cargas acrescidas e devido à folga. Isto aumenta o risco de separação do braço da suspensão quando a roda passar por cima de um obstáculo. Tenha em consideração, que até uma peça nova pode partir em caso de impacto grave. Em alguns casos a resistência dos componentes é reduzida pela corrosão.
Posso substituir apenas um braço da suspensão?
Pode substituir apenas o braço da suspensão danificado, mas é recomendado substituir estas peças aos pares, em especial, se tiverem sido utilizadas por muito tempo. Até um braço de suspensão utilizado por um curto período de tempo pode ter características técnicas diferentes do que os de um componente novo. Além disso, as peças têm aproximadamente a mesma vida útil. Assim, a avaria de um costuma significar que o outro irá avariar em breve.
Quanto tempo demora a substituir braços de suspensão?
A substituição destes componentes pode demorar 1 a 5 horas. O processo de retirar e montar as peças é bastante trabalhoso. As ferramentas necessárias incluem um macaco e compressores de mola. Além disso, o serviço costuma envolver retirar os mecanismos de travagem. Após montar braços de suspensão novos, independentemente de serem superiores e inferiores, é obrigatório mandar alinhar as rodas. É importante efetuar este procedimento adequadamente, uma vez que a sua precisão é altamente importante para uma vida útil longa dos pneus e de outros elementos da suspensão, capacidade de direção do veículo e segurança rodoviária.