Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Como saber, se os amortecedores estão avariados?
Isto é indicado por mudanças no comportamento do carro ao conduzir. Ouvirá pancadas e ruídos de chocalhar característicos na suspensão, e a carroçaria do carro pode abanar de lado a lado, o que é especialmente percetível ao conduzir em estradas de fraca qualidade. O manuseio do carro é afetado, a distância de travagem aumenta e o veículo derrapa em curvas. Se suspeitar de uma avaria, os amortecedores devem ser inspecionados. É frequente estarem avariados, devido à perda de estanquidade, o que é acompanhado por vestígios de óleo na sua superfície. Se não conseguir ver quaisquer fugas, leve o seu carro a uma oficina, uma vez que um diagnóstico minucioso apenas é possível com recurso a equipamentos específicos.
É perigoso utilizar um carro com amortecedores vazantes, uma vez que o óleo e gás no interior desempenham uma função amortecedora. Se a integridade da carcaça estiver afetada, o componente perde a sua operacionalidade. Por favor tenha em consideração que uma pequena quantidade de condensação de óleo na carcaça do componente não significa que esteja avariado: quando a unidade está em operação, assenta óleo na haste, necessário para a sua função de lubrificação. Isto resulta no surgimento de condensação de óleo sob o fole de poeira do amortecedor, cobrindo uniformemente a superfície das peças. Depois, a condensação acumular-se-á também na carcaça.
Um carro com amortecedores partidos pode ser utilizado?
Não é recomendável conduzir um carro quando estes componentes estão com defeitos, porque isto afeta diretamente a segurança rodoviária. Por exemplo, ao conduzir sobre lombas, uma roda com um amortecedor em mau estado perde constantemente o contacto com a estrada. Devido à perda do centro de gravidade, o carro perde estabilidade em curva. O conforto da condução também é reduzido. A carga nos componentes dos órgãos de rolamento aumentam várias vezes, o que leva ao seu desgaste prematuro. O percurso de travagem aumenta, especialmente o de carros equipados com sistema de travagem antibloqueio. Este sistema, assim como o sistema de controlo da estabilidade, pode operar com anomalias. O efeito de hidroplanagem ocorre a velocidades inferiores ao habitual.
Posso substituir um amortecedor por mim mesmo?
Através dos tutoriais em vídeo do AUTODOC Club, pode tratar da substituição dos amortecedores por si mesmo. Para realizar este serviço vai precisar de calços de roda, um macaco e braços de elevação, bem como um conjunto de chaves, uma escova metálica para limpar a sujidade dos conjuntos e um óleo penetrante para ajudar a afrouxar fixadores presos. Procure instruções detalhadas para o modelo exato do seu carro nos nossos guias em vídeo.
Os amortecedores são substituídos assim que começam a funcionar incorretamente. Alguns fabricantes recomendam substituir os componentes após 80 000 quilómetros. Contudo, estas peças podem durar ainda mais se utilizadas cuidadosamente e em estradas de qualidade.
O que causa a avaria dos amortecedores?
Os vedantes do produto deterioram-se, desgastam-se e fissuram com o passar do tempo, levando assim à perda de estanquidade do componente. A haste corrói-se sob a influência da humidade e da sujidade. Um fole antipoeira partido contribui para o desgaste do produto, uma vez que as peças em contacto são sujeitas a desgaste abrasivo quando expostas a sujidade. Se o veículo passar por estradas de baixa qualidade, os mecanismos da válvula no interior da unidade podem-se deformar sob cargas excessivas. Os componentes avariam, devido a danos mecânicos. Por exemplo, a carcaça pode deformar-se facilmente quando atingida por uma pedra ou outro objeto sólido, algo especialmente perigoso para amortecedores monotubo uma vez que pode encravar o eixo do pistão.
Os amortecedores podem ser reparados?
Não, os componentes não podem ser reparados. Se avariarem, devem ser substituídos. Normalmente demora 1 a 5 horas a substituir os componentes num eixo. Depois disso, as rodas devem ser alinhadas.
Posso substituir só um amortecedor?
Não, os produtos devem ser substituídos aos pares num eixo. As características de peças novas e usadas diferem, mesmo se estas últimas funcionarem adequadamente. Consequentemente, a substituição de apenas um componente resultará numa suspensão desequilibrada, o que pode levar a um manuseio afetado e a uma menor segurança de condução. Contudo, não tem de substituir os amortecedores tanto no eixo dianteiro como traseira simultaneamente, a não ser que a suspensão do veículo esteja a ser afinada.
Amortecedores novos tornarão uma viagem mais suave?
Sim, já que a carroçaria automóvel balançará menos lateralmente quando conduzir sobre protuberâncias. A estabilidade do veículo também melhorará. Por favor, tenha em atenção o seguinte: a viagem mais suave do carro é afetada tanto pela condição dos amortecedores, como pelo grau da sua rigidez. Assim, se instalar componentes desportivos mais rígidos em vez dos standard, isto pode ter um impacto negativo no conforto de condução. A viagem suave depende maioritariamente da condição e da rigidez das molas de suspensão. Consequentemente, devem ser instalados amortecedores e molas suaves para assegurar o maior conforto e uma viagem suave.