Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Quando devem ser substituídos os discos de travão?
A vida útil dos discos de travão na dianteira é, em média, 50 000 a 70 000 km, e 70 000 a 100 000 km para os na traseira. Contudo, por vezes têm de ser trocados antes. Têm de ser instalados discos novos, caso se desgastem para a grossura mínima especificada no manual de manutenção do veículo. É recomendado medir isto com um paquímetro a cada 10 000 km. Além disso, fissuras e lascas, deformação e desgaste desiguais indicam que os componentes precisam de ser substituídos.
O procedimento para verificar o desgaste do disco de travão é o seguinte:
Também existem sinais indiretos que indicam os seus discos de travão precisarem de verificação ou substituição. Por exemplo, se sentir oscilação, ranger, chocalhar ou vibração ao travar, isto pode indicar o facto de as peças estarem empenadas. Neste caso, pode precisar de tomar medidas adicionais, por exemplo, com recurso a um relógio comparador. Antes de efetuar as medições, limpe muito bem o cubo de roda e o disco. Monte o equipamento num suporte e posicione o seu eixo perpendicularmente à superfície do disco a cerca de 5 mm da sua borda. A ponta do eixo deve estar em contacto com a superfície. Depois, rode o cubo de roda. O indicador do relógio não deve mostrar uma deflexão superior a 0,06 mm.
Travagem desigual e fraca, assim como a vibração do pedal do travão, indicam frequentemente desgaste desigual da superfície de fricção dos discos.
Preciso de substituir discos e pastilhas de travão em conjunto?
Ao substituir discos de travão é recomendável instalar pastilhas novas em simultâneo. As antigas terão desenvolvido um padrão de desgaste, que corresponde aos discos antigos. Assim, ao voltar a utilizar estas pastilhas arrisca desgaste prematuro dos discos e uma diminuição no desempenho de travagem. O tempo que o procedimento demora depende do design do veículo e das suas capacidades mecânicas. Em média, a instalação de pastilhas e discos de travão novos demora de 15 minutos a 3 horas.
Posso substituir apenas um disco de travão?
Não pode fazê-lo, visto que os discos de travão apenas devem ser substituídos aos pares num eixo. Caso contrário, devido à grossura inferior da peça antiga e, consequentemente, comprimentos diferentes do curso do pistão, os mecanismos de travagem vão falhar a agir em simultâneo, o que vai causar instabilidade do veículo ao travar.
Conduzir com discos de travão gastos é perigoso?
Sim, é bastante perigoso, daí deve substituir imediatamente os discos gastos. Um disco de travão demasiado fino é incapaz de dissipar eficientemente calor, o que o pode fazer rachar ou partir após sobreaquecer. Isto resultará no bloqueio da roda e na derrapagem do carro. Desgaste desigual e sulcos profundos reduzem a área de contacto da pastilha, o que leva a um desempenho de travagem reduzido. O entortar causa esgotamento lateral, que conduz ao desgaste desigual da superfície de funcionamento da peça e a uma maior movimentação do pedal do travão (“travões esponjosos”). Quanto à corrosão, o disco pode continuar a ser utilizado caso seja insignificante. Contudo, deve limpar a sua superfície pressionando o pedal do travão até ao fundo enquanto conduz. Mas se o desempenho de travagem cair significativamente, devido à corrosão ou ao facto de os mecanismos de travagem funcionarem incorretamente, os componentes devem ser substituídos o mais rapidamente possível.