Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Quão frequentemente devo trocar as minhas pastilhas de travão?
Inspecione visualmente os componentes do sistema de travagem a cada 10 000 km. Verifique se existem lascas de metal nas pastilhas de travão. Se for este o caso, estão muito gastas. Normalmente, as pastilhas de travão no eixo dianteiro são substituídas a cada 25 000 a 40 000 km, e as do eixo traseiro a cada 40 000 a 60 000. Substitua os componentes imediatamente, se a sua grossura estiver reduzida ao limite especificado na documentação técnica do veículo. Além disso, a necessidade de instalar peças novas é indicada pelo sensor de desgaste, caso esteja instalado, chiar durante a travagem, maior distância de travagem, e folga excessiva ou vibração do pedal do travão.
Devo substituir todas as pastilhas de travão de uma vez?
As pastilhas de travão são substituídas como conjunto num eixo. Isto ajuda a assegurar uma travagem o mais eficiente possível. Componentes novos podem ser mais pressionados contra os discos, providenciando assim uma maior desaceleração das rodas. A substituição de pastilhas de travão de apenas um lado prejudica a estabilidade do veículo.
Posso substituir as pastilhas de travão por mim mesmo?
Poderá fazê-lo, mas antes de iniciar o trabalho, leia os nossos guias em PDF e veja os nossos tutoriais em vídeo, e não se esqueça de ler as recomendações do fabricante automóvel. Precisará das seguintes ferramentas: chave de impacto para roda de carro, chave de roquete, chave dinamométrica, um pé de cabra, ferramenta para comprimir a pinça de travão, chave combinada, uma punção de arrombar, um martelo e um alicate de pontas arredondadas. Preparar o seu carro para a reparação requer calços de roda, um macaco e uma tampa de proteção das peças da carroçaria pintadas. Também serão precisos alguns produtos químicos: um spray de limpeza de travão, massa lubrificante de cobre e pasta antichiar. Não se esqueça de utilizar uma máscara, luvas e óculos de proteção.
O procedimento de substituição não demora muito tempo. Um condutor experiente consegue tratar da montagem das peças em 15 a 20 minutos por roda. Assim, a montagem dos componentes nas rodas da dianteira e da traseira demorarão cerca de 1 a 1,5 horas. Um principiante pode precisar de mais tempo. Não há necessidade de purgar os travões após o procedimento de substituição, uma vez que não afeta a estanquidade do sistema.
O que causa o desgaste rápido das pastilhas de travão?
É muito frequente o desgaste prematuro das pastilhas ser causada por uma avaria da pinça de travão. Pistões ou pinos guia encravados impossibilitam o puxar da pastilha do disco após travar. Assim, a peça é exposta a desgaste abrasivo e sobreaquecimento. O grau de desgaste do disco de travão também afeta a condição das pastilhas de travão. Sulcos e bordas de desgaste na sua superfície causam desgaste desigual das pastilhas. Em alguns casos, as peças podem deteriorar-se, devido à entrada de objetos estranhos, por exemplo, gravilha pequena, entre as superfícies de atrito. O estilo de condução é outra causa de desgaste prematuro. Travagens abruptas frequentes, conduzir em estradas montanhosas em espiral podem causar o sobreaquecimento dos componentes. Assim, é preferível utilizar pastilhas de travão de alto desempenho para condução desportiva, uma vez que retêm as suas propriedades de funcionamento a temperaturas extremamente elevadas.