Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Quais são os sinais de uma pinça de travão defeituosa?
Uma avaria desta peça é indicada pela diminuição da eficiência da travagem, um disco de travão em sobreaquecimento e ranger e vibração da pinça quando o carro está em movimento. O carro pode guinar para um lado ao travar. Por vezes, pode notar um cheiro a queimado. Uma inspeção pode mostrar uma pinça de travão a vazar. Ao abanar a pinça, é fácil detetar folga nos pinos guia.
Devo trocar as pinças de travão aos pares?
Não é necessário substituir as pinças de travão aos pares. Estas peças são bastante duráveis e são trocadas quando falham. Contudo, se instalar também pastilhas de travão novas ao efetuar a reparação, então, tenha em consideração que devem ser trocadas como conjunto num eixo.
Quais são os sinais de uma pinça de travão presa?
Se uma pinça de travão estiver presa, o carro guina para um lado ao pressionar o pedal do travão. Isto deve-se ao facto de uma pastilha de travão esfregar-se contra o disco, fazendo com que as rodas rolem a velocidades diferentes. Além disso, o disco pode sobreaquecer, o que pode ser visto imediatamente após a paragem do carro: o componente fica com uma cor de vermelho vivo. Quando o pedal do travão é libertado, pode ouvir um rangido e chocalhar, e o pedal pode afundar para o piso.
O bloquear da pinça de travão pode ser causado por pinos guia e pistões estragados. Os primeiros costumam avariar, devido a foles de poeira rasgados que não previnem a entrada de sujidade e humidade no mecanismo, e o verter do lubrificante. Isto resulta em desgaste abrasivo, sobreaquecimento, corrosão das peças, que ao longo do tempo leva a que encravem. As mesmas consequências podem ser causadas pela utilização inapropriada de lubrificante, que bloqueia o movimento das peças, se solidificar.
Os pistões costumam bloquear, devido a foles de poeira gastos, o que resulta na influência nociva de sujidade, humidade e produtos de degelo, que conduz a corrosão. Por vezes, um pistão bloqueia, devido ao desalinhamento causado por um erro de montagem ou uma fenda entre as paredes da pinça e o pistão aumentado, devido a desgaste natural.
Estas falhas devem ser corrigidas imediatamente após serem detetadas. Conduzir com um mecanismo bloqueado acarreta o risco de desgaste e arquear prematuro dos discos de travão, desgaste abrasivo prematuro das pastilhas de travão, sobreaquecimento de todo o sistema de travagem, ferver do líquido dos travões e, como resultado, a perda das propriedades de funcionamento. O consumo de combustível também pode aumentar. Os pneus desgastam-se de forma desigual. O motor e a transmissão funcionam sob cargas elevadas.
É difícil de substituir as pinças de travão?
Se é difícil ou não retirar e montar a peça depende maioritariamente do design do seu carro. Em média, a substituição de uma unidade demora 1 a 5 horas. De qualquer forma, este serviço deve ser feito por um profissional. Após a montagem da peça nova, o sistema de travagem deve ser purgado. É importante efetuar este procedimento adequadamente, uma vez que a eficiência de travagem depende dele.
Tenha em consideração que é sempre necessário substituir a unidade completa. Na maioria dos casos, o problema pode ser solucionado com recurso a um kit de reparação específico, substituindo os pistões, pinos guia, foles de poeira e vedantes. Também é aconselhável confiar a renovação de uma pinça de travão a um especialista.