Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Como verificar, se a sua bomba de água não está a funcionar?
Sinais indiretos de uma bomba de água avariada são temperatura do motor invulgarmente alta e um odor forte a líquido de refrigeração no habitáculo. Quando o rolamento se começa a desgastar, pode ouvir um zumbido, chiar ou guinchar vindos de debaixo do capô. Mais tarde, os elementos da unidade começam a chocalhar. Também podem ocorrer ruídos estranhos quando o impulsor está empenado.
Se notar algum destes sinais, inspecione visualmente a bomba. Uma fuga do seu local de montagem ou carcaça indicam uma avaria. Verifique também o rolamento. Para o fazer, abane a polia de acionamento da bomba. Não deve haver nenhuma folga.
Uma bomba avariada ou defeituosa não consegue criar a pressão necessária no sistema de refrigeração. Isto pode causar o sobreaquecimento do motor. Se a unidade perder estanquidade, começa a verter líquido de refrigeração. A deficiência do líquido de refrigeração também pode causar o sobreaquecimento do motor. Não deve continuar a conduzir, se o nível do líquido de refrigeração estiver criticamente baixo. A destruição do rolamento da bomba pode causar o desgaste prematuro ou romper da correia de transmissão.
Se a bomba for acionada pela correia do alternador (correia poly-V), a bateria não carregará quando partir, e algumas outras unidades, como a direção assistida hidráulica e o ar condicionado, deixarão de funcionar. Contudo, se a bomba do sistema de refrigeração for acionada pela corrente ou correia de distribuição, a sua rotura conduzirá a consequências muito piores. Por exemplo, há o risco de danificar as válvulas, avaria do pistão, falha do eixo de comando e dos seus rolamentos, deformação ou fissuração da cabeça do cilindro.
Existe a possibilidade de conduzir um carro sem bomba de água?
Não, não deve continuar a conduzir. A bomba de água é um componente crucial do sistema de refrigeração, e a sua rotura conduz a sobreaquecimento e a danos graves no motor. Adicionalmente, em termos de construção, um carro não pode funcionar sem bomba de água: a sua polia é um elemento chave do comando de válvulas ou acionamento do equipamento auxiliar. É impossível assegurar um tensionamento adequado da correia de transmissão sem esta peça.
Será necessário substituir a bomba de água juntamente com a correia de distribuição?
Sim, a bomba de água, correia de distribuição e polias são sempre substituídas em conjunto. Estas peças para automóveis têm aproximadamente a mesma vida útil. E até as mais pequenas anomalias nas mesmas são inaceitáveis, uma vez que a condição de funcionamento do motor depende diretamente do comando de válvulas.
O que causa a falha de uma bomba de água do automóvel?
Utilizar líquido de refrigeração de fraca qualidade ou não o substituir atempadamente pode causar o desgaste prematuro dos vedantes, fazendo a unidade vazar. Não deixe a bomba funcionar sem líquido de refrigeração, nem por um período curto para evitar danificar os vedantes. Fugas do vedante do eixo retiram o vedante dos rolamentos do eixo, causando a rotura dos mesmos muito rapidamente. Além disso, os rolamentos podem falhar quando as polias estão desalinhadas ou quando a correia de transmissão é demasiado apertada. O eixo de transmissão da bomba pode ficar danificado pelos mesmos motivos.
Adicionalmente, impurezas, sujidade e vários aditivos como, por exemplo, produto para estancar fugas do radiador, presentes no líquido de refrigeração, promovem o desgaste das peças em contacto, a formação de depósitos no impulsor e tornam-se a causa de corrosão.
Quanto tempo demora a substituição de uma correia de distribuição e uma bomba de água?
Montar peças novas pode demorar 3 a 10 horas e por vezes ainda mais. A dificuldade do procedimento depende do design do veículo, número de unidades auxiliares e disposição do compartimento do motor.
Em alguns casos, é recomendado substituir o termostato ao montar uma nova bomba de água. Muitos motoristas questionam-se, se é ou não razoável.
Geralmente, ao contrário da correia e das polias, não é necessário instalar um termostato novo durante a substituição da bomba de água. Além disso, a sua vida útil é 1,5 vezes mais longa, do que a da bomba. Contudo, para alguns motores de carros Volkswagen, Vauxhall e Opel é aconselhável substituir o termostato. Estes têm o termostato montado diretamente atrás do sistema da correia de transmissão. Assim, para aceder a esta peça, todo o sistema de correia de distribuição terá de ser removido. Além de que estas peças não podem ser reutilizadas e, assim, têm de ser substituídas mesmo que não estejam avariadas. É pelo descrito acima que a substituição do termostato é uma solução razoável nestes casos.
A drenagem do líquido de refrigeração é necessária para substituir a bomba de água?
Normalmente, drena uma grande quantidade de líquido de refrigeração, quando desencaixar a mangueira da bomba. Daí ser aconselhável drenar previamente o líquido de refrigeração para um recipiente, para evitar salpicar o compartimento do motor e derramar substâncias tóxicas. Certifique-se de que o recipiente está limpo, se planear reutilizar o líquido de refrigeração.
Uma bomba de água anómala pode causar a instabilidade do motor ao ralenti?
Não, uma vez que instabilidade do motor ao ralenti é causada por outras avarias e não está relacionada com anomalias de uma bomba de água.