Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos
Quais são os sinais de avaria de um rolamento de cubo de rolamento?
Os primeiros sinais de um rolamento de roda desgastado são ruídos de moer, pancadas, chocalhar e outros ruídos incomuns vindos do volante. Estes ruídos podem aumentar ou desaparecer em curva. Por exemplo, ruído ao virar à direita indica problema do componente na roda esquerda. O desaparecer do ruído indica um rolamento anómalo do lado direito. Além disso, podem ser sentidas vibrações no volante. Por vezes, as vibrações são transmitidas à carroçaria do carro. Ao conduzir com um rolamento preso, o carro pode puxar para um lado. Se agarrar a parte superior e a parte inferior de uma roda e a tentar abaná-la para cima e para baixo, haverá folgas.
Em alguns casos, a luz de aviso ABS no painel de bordo é acionada, uma vez que o rolamento e o sistema de travagem antibloqueio estão interligados: o componente tem um anel de sensor de ABS integrado, que é utilizado para medir a velocidade de rotação da roda.
Uma crença comum de que um rolamento de roda anómalo pode levar ao funcionamento incorreta da transmissão não tem fundamento. Então, se a caixa de velocidades estiver avariada, deve procurar outras causas para o problema.
Posso trocar um rolamento de roda por conta própria?
Se tiver habilidades básicas de reparação automóvel, poderá substituir o cubo de roda por si mesmo. Os tutoriais vídeo do AUTODOC CLUB ajudam-lhe nesta tarefa. Mas tenha em mente, que o processo de substituição é bastante trabalhoso. Poderá precisar de uma escova metálica, um conjunto de ferramentas específicas para rolamentos, chaves incluindo uma chave inglesa, martelo e chaves de fendas. Também é boa ideia ter produtos de cuidado do automóvel: líquido de limpeza de travões para retirar a sujidade e desengordurar as superfícies, óleo penetrante para afrouxar os fixadores presos e massa polivalente. Se tiver acesso a um elevador de carro, irá facilitar o trabalho. Em média, a substituição do componente numa roda pode demorar 1 a 3 horas, consoante o design do veículo e as suas capacidades.
Os componentes não precisam de ser substituídos aos pares num eixo. Se necessário, pode substituir apenas uma peça avariada. Normalmente, os carros modernos integram rolamentos de roda feitos como peças únicas. Não há necessidade de os lubrificar antes da montagem, uma vez que vêm de fábrica preenchidos com um lubrificante adequado.
É muito importante apertar a porca do cubo de roda para o binário correto, caso contrário a peça pode avariar em breve. O binário de aperto varia consoante o fabricante e modelo do carro e costuma estar especificado pelo fabricante do veículo no manual de manutenção do carro.
É perigoso conduzir com um rolamento de cubo gasto?
Sim, é muito perigoso. No melhor cenário, conduzir com um rolamento em mau estado levará a uma reparação dispendiosa. No pior cenário, se um rolamento de cubo partir enquanto conduz, a roda pode encravar, fazendo com que perca totalmente o controlo do carro, o que pode resultar num acidente rodoviário.
Quão rapidamente pode um rolamento de roda falhar?
A vida útil média do componente é 100 000 a 150 000 quilómetros. Contudo, em alguns casos, por exemplo, se a peça for defeituosa ou de baixa qualidade, ou se estiver incorretamente instalada, o rolamento até pode falhar em 3000 km.
Algumas coisas contribuem para a falha precoce do componente, como o desalinhamento do eixo de rotação, apertar demasiado a porca do cubo de roda, utilização de ferramentas de impacto na montagem, reutilização de vedantes e fixadores antigos, e um estilo de condução agressivo com paragens e arranques abruptos com frequência. Conduzir em estradas acidentadas e sobrecarregar o veículo também afetam negativamente a peça. Não é aconselhado conduzir sobre poças profundas. Também deve evitar tuning não profissional, uma vez que montar rodas de grande diâmetro ou demasiado largas, utilizar pneus de baixo perfil, molas de suspensão e amortecedores mais rígidos aumenta as cargas no conjunto do cubo de roda e podem conduzir à sua rápida destruição.