O aparecimento do erro P0106 indica que a tensão no circuito do sensor de pressão absoluta ou atmosférica se encontra fora da gama de valores esperados; que há um problema de desempenho.
Causas do código P0106Uma carga do motor mais elevada exige uma maior injeção de combustível nos cilindros. A pressão de ar no coletor de admissão do motor varia, por seu lado, consoante a carga a que o motor está sujeito. O sensor de pressão absoluta transmite informações sobre a pressão no coletor de admissão ao módulo de comando do motor. O módulo de comando recorre aos dados que lhe são transmitidos para regular a quantidade de combustível necessária.
Certos construtores recorrem alternativamente a um medidor de massa de ar do carro de ar. No caso de motores turbo-alimentados a presença de um medidor de massa de ar e de um sensor de pressão absoluta é comum.
O módulo de comando do motor verifica se as alterações de pressão absoluta são precedidas por alterações da carga do motor, o que é mensurável por meio do sensor de posição da borboleta de admissão, e por alterações de rotações do motor. Se o módulo constatar que, por exemplo, o sensor de posição da borboleta do acelerador não apresenta alteração, enquanto que o sensor de pressão no coletor de admissão apresenta alterações, o erro P0106 é despoletado.
Causas habituais deste problema incluem:
Tipicamente este código de erro está associado aos seguintes sintomas: consumo de combustível mais elevado, dificuldades no arranque, potência do motor reduzida, aceleração difícil, ralenti irregular e paragens involuntárias do motor, bem como uma luz de verificação do motor ligada no painel de instrumentos.
Recomendações de reparaçãoA reparação deste problema poderá passar pelos seguintes passos:
O código P0106 está associado a uma avaria no sensor de pressão absoluta do coletor de admissão. Indica que o sinal transmitido por este ao módulo de comando do motor não corresponde à gama de valores esperada.
Este código tem habitualmente como causa uma avaria do próprio sensor e do seu circuito ou fugas de ar.
Esta avaria pode ser eliminada por meio de um diagnóstico e da reparação dos componentes comprometidos. Primeiro, convém verificar a presença de outros códigos OBD2 que possam aclarar o problema. Depois recomenda-se uma inspeção visual e elétrica do sensor e do seu circuito, bem como uma inspeção visual da tubagem adjacente.
Não é provável que o código desapareça sem que sejam tomadas medidas.
Não se recomenda a condução nestas condições. As medições feitas pelo sensor são relevantes para regular o funcionamento do motor. Conduzir na presença deste erro pode levar a danos subsequentes no veículo, a um maior consumo de combustível e a uma maior poluição.
Solucionar o problema depende da mão de obra empregada e do preço dos componentes a substituir. Regra geral, sensores de pressão do coletor de admissão custam a partir de cerca de 15 €.
O código de anomalia P0106 - Sensor de pressão absoluta do coletor/ pressão barométrica - problema de funcionamento/de limites pode ocorrer em qualquer carro, mas é mais frequente nos seguintes carros:
Se te deparares com o código P0106 no teu carro, certifica-te de que o diagnóstico é efetuado corretamente e de que a anomalia continua a ser relevante. Verifica se há sintomas associados ao problema e explora opções para a sua resolução.
Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos