Informação geral:
Significado do código P0130
A presença deste código revela que o circuito do sensor de oxigénio 1 da bancada de cilindros 1 apresenta um problema.
Causas do código P0130
O oxigénio que resta nos gases de escape depois da combustão é determinado por meio de uma sonda lambda, ou sensor de oxigénio. O valor permite que o módulo de comando do motor regule a mistura de ar-combustível de maneira a que seja ideal (14,7 partes de ar por 1 parte de combustível).
As sondas lambda são de dois tipos. Há sondas de salto por resistência e de salto de tensão. Sondas lambda modernas são aquecidas para que a temperatura de funcionamento seja alcançada com rapidez.
Sensores de oxigénio de salto por resistência integram um elemento de dióxido de titânio, o qual altera a sua resistência em dependência do teor de oxigénio dos gases circundantes. Variações de resistência provocam variações da tensão base da sonda e permitem ao módulo de comando do motor determinar o nível de oxigénio no ar.
Sondas de salto de tensão determinam o teor de oxigénio nos fumos de escape comparando-o ao do ar ambiente. Dispõem de um elétrodo de cerâmica com uma superfície platinada. Uma parte está em contato com o ar e outra com os gases de escape. É gerada uma tensão devido ao fluxo de iões de oxigénio entre as duas partes. A tensão é recebida e interpretada pelo módulo de comando do motor.
As sondas lambda estão expostas a condições severas e, consequentemente, desgastam-se. Verificar o seu funcionamento torna-se necessário a partir de cerca de 30.000 km.
Explicações para este problema incluem:
Sintomas do código P0130
Tipicamente este erro está associado ao despoletar da luz avisadora de verificação do motor no painel de instrumentos. É comum o motor apresentar uma deterioração do seu desempenho aquando deste erro, por exemplo, um funcionamento incerto, paragens do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Recomendações de reparação
Reparar esta avaria pode passar por:
- Verificação de outros códigos de erro relacionados.
- Inspeção visual do sensor de oxigénio, do seu conetor e dos fios elétricos adjacentes.
- Teste ao funcionamento do sensor e à integridade do circuito elétrico.
- Inspeção do sistema de alimentação de combustível.
- Procura por fugas de ar que possam originar leituras incorretas.
Perguntas mais frequentes
O que é que significa o código P0130?
Este código indica que o circuito do sensor de oxigénio 1 da primeira bancada de cilindros do motor apresenta um problema. O erro pode provocar uma redução da performance do motor.
Qual a causa do código P0130?
Tipicamente a origem do erro deve-se a fios elétricos ou conetores deteriorados, a uma sonda lambda danificada, a problemas com o sistema de alimentação de combustível e a fugas de ar.
Como é que elimino o código P0130?
Tirar o erro do sistema exige um diagnóstico e uma reparação subsequente. Nesse sentido, convém verificar a presença de outros códigos OBD2, inspecionar visualmente o sistema sensor de oxigénio e de alimentação de combustível, bem como levar a cabo os testes elétricos necessários.
O código P0130 pode desaparecer por si mesmo?
Não é provável que desapareça por si só, sem intervenção externa.
Posso conduzir se o código P0130 for apresentado?
O erro pode afetar a condução, em particular, se levar a paragens do motor ou a uma deterioração do desempenho. Além disso, pode provocar um gasto de combustível acrescido e poluição desnecessária.
Quanto é que custa solucionar o problema do código P0130?
O preço varia consoante os custos de mão de obra e de componentes. Sondas lambda novas, por exemplo, estão à venda por cerca de 40 €.