A abertura da borboleta do acelerador do carro é determinada por um sensor de posição do acelerador e o módulo de comando do motor recorre a este valor. Quando o erro P0121 é despoletado, há indicação de que o sensor de posição do acelerador A tem um tensão elétrica que não corresponde ao valor esperado.
Causas do código P0121O valor determinado pelo sensor de posição do acelerador tem implicações para a quantidade de combustível que é injetada nos cilindros. O valor é transmitido ao módulo de comando do auto motor peças. Há dois tipos de construção deste componente, sensores de posição da borboleta do tipo potenciómetro e do tipo interruptor.
No caso do sensor do tipo interruptor a posição da borboleta do acelerador é determinada por meio de dois interruptores. Os interruptores transmitem ao módulo de comando informações sobre se o motor está em marcha lenta ou plena carga.
No caso do potenciómetro da borboleta do acelerador é determinado o ângulo de abertura da borboleta. Os ângulos de abertura distintos são determinados pelo potenciómetro. Os valores de ângulos de abertura são transmitidos ao módulo de comando.
Causas típicas que despoletam este código são:
É comum que este problema provoque falhas na regulação da injeção de combustível. Tipicamente a luz de verificação do motor acende-se no painel de instrumentos. Além disso, o ralenti poderá estar desregulado e a aceleração do veículo deteriorada. Ocorrem por vezes paragens de motor quando o veículo está em marcha lenta, podem ocorrer dificuldades no arranque e uma redução da eficiência de consumo.
Recomendações de reparaçãoA reparação da avaria poderá incluir:
O código acusa uma avaria do sensor de posição da borboleta do acelerador. A tensão elétrica do sensor está fora da gama de valores esperados.
O código P0121 ocorre habitualmente devido a danos no sensor de posição ou a avarias do seu circuito elétrico.
Solucionar o problema por detrás deste erro implica um diagnóstico e a reparação de componentes danificados. O processo pode incluir a verificação de erros associados, uma verificação do sensor, do conector e dos fios adjacentes.
Não parece provável que isto suceda.
A função do sensor é relevante para o funcionamento seguro do veículo. Um comprometimento da sua função pode provocar problemas relativos à aceleração do veículo. Convém que o problema seja reparado com diligência.
Os custos dependem da mão de obra de diagnóstico e de reparação e do preço das peças de substituição. Sensores da posição da borboleta tipo interruptor podem ser comprados por cerca de 20 €. Sensores do tipo potenciómetro são normalmente mais caros, os modelos mais acessíveis estão à venda por cerca de 90 €.
Coloque questões ou partilhe a sua experiência de reparação no fórum automóvel. Subscreva às atualizações para não perder novos guias.
Para descarregar a app:
Permite acompanhar as despesas, registo auto e prazos de substituição, e guardar materiais, notas e documentos favoritos