O código de erro P0114 é apresentado e a luz de verificação do motor está acesa - o que é que isto significa?
O sistema OBD/EOBD detectou uma falha no circuito do sensor da temperatura do ar de admissão (IAT) que está fora do intervalo de funcionamento normal. Este DTC P0114 indica sinais intermitentes ou implausíveis do sensor de temperatura do ar, que podem afetar a gestão do motor.
O que pode causar este código de erro?
- Sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) com defeito
- Cablagem danificada ou corroída para o sensor IAT
- Ligações da ficha soltas ou sujas
- Curto-circuito no cabo do sensor
- Interrupção no cabo de terra
- Unidade de controlo do motor com defeito (raro)
- Sensor do caudal de massa de ar sujo ou entupido
- Defeito na alimentação eléctrica do sensor
Que sintomas ocorrem em paralelo com o código de avaria P0114?
- Desempenho do motor: Desempenho reduzido e funcionamento irregular do motor
- Consumo de combustível: Aumento do consumo devido à formação incorrecta da mistura
- Problemas de arranque: Arranques a frio difíceis ou fases de aquecimento prolongadas
- Marcha lenta: Marcha lenta sem carga irregular ou flutuante
- Emissões de gases de escape: Aumento dos valores de poluentes durante o ensaio de emissões
- Luz de controlo do motor: Ativação permanente ou intermitente da MIL
Como pode ser rectificado o problema com o código de erro P0114?
- A reparação requer um diagnóstico sistemático para identificar a causa exacta.
- Substituição do sensor de temperatura do ar de admissão defeituoso por uma peça original ou por uma peça sobresselente de qualidade equivalente
- Reparação ou substituição da cablagem danificada entre o sensor e a unidade de controlo do motor, incluindo isolamento profissional
- Limpeza e tratamento de ligações de fichas corroídas com spray de contacto e subsequente selagem
- Eliminação de curto-circuitos através da substituição das secções de cabos afectadas e da verificação do encaminhamento dos cabos
- Restabelecimento da ligação à terra através da limpeza dos pontos de contacto e da ligação firme do cabo de terra
- Diagnóstico profissional e, se necessário, substituição da unidade de controlo do motor em caso de avaria comprovada da ECU
FAQ - Perguntas mais frequentes sobre o DTC P0114
Posso continuar a conduzir com o código de erro P0114?
É possível fazer viagens curtas, mas a avaria deve ser corrigida o mais rapidamente possível. A unidade de controlo do motor utiliza valores de substituição, o que pode levar a um aumento do consumo de combustível e a uma redução do desempenho da condução.
Quanto custa a reparação do código de erro P0114?
Os custos variam consoante a causa: um novo sensor IAT custa 20-80 euros, as reparações de cabos 50-150 euros. O tempo de trabalho é normalmente de 0,5-2 horas, resultando em custos totais de 80-300 euros.
Como é que eu próprio posso diagnosticar o código de avaria P0114?
Pode ler o código utilizando um scanner OBD. Verifique visualmente as ligações da ficha e os cabos do sensor IAT. Um multímetro ajuda a medir a tensão do sensor e os valores de resistência.
O código de erro P0114 leva a problemas de TÜV?
Sim, uma vez que a luz de verificação do motor está ativa e pode ocorrer um aumento dos valores dos gases de escape. O código de problema deve ser rectificado e eliminado antes da inspeção principal.
Posso substituir o sensor IAT sozinho?
Com conhecimentos básicos, a substituição é frequentemente possível, uma vez que o sensor é normalmente de fácil acesso no trato de admissão. Após a substituição, deve ser efectuado um teste de condução e o código de avaria deve ser eliminado.
Como posso evitar que o P0114 ocorra novamente?
A manutenção regular do filtro de ar, a proteção da cablagem contra o calor e a humidade e a inspeção visual ocasional das ligações do sensor podem minimizar o risco.